CIDADE DE RIO GRANDE



Município de Rio Grande - Rio Grande do Sul
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Noiva do Mar














Bandeira de Rio Grande






Brasão de Rio Grande







Fundação: 19 de fevereiro de 1737 (274 anos)
Gentílico: rio-grandino
Lema
Prefeito(a) Fábio Branco (PMDB)
(2009–2012)

Localização

Localização de Rio Grande: Brasil
Localização no Brasil: 32° 2' 06" S 52° 5' 56" O32° 2' 06" S 52° 5' 56" O

Unidade federativa: Rio Grande do Sul
Mesorregião Sudeste Rio-grandense IBGE/2008
Microrregião Litoral Lagunar IBGE/2008
Municípios limítrofes: Capão do Leão e Arroio Grande (oeste)
Pelotas (norte)
Santa Vitória do Palmar (sul)

Distância até a capital: 317 km

Características geográficas
Área: 2 813,907 km²
População: 198 048 hab. (RS: 10º) – Censo IBGE/2011
Densidade: 70,38 hab./km²
Altitude: 1 m
Clima: subtropical Cfa
Fuso horário: UTC−3

Indicadores
IDH: 0,793 médio PNUD/2000
PIB:R$ 5 402 761,489 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 27 624,02 IBGE/2008

Outras informações
Ficha técnica
Região: Sul
Padroeiro: São Pedro
Gini: 0,41
Vereadores: 13

Rio Grande é um município brasileiro do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul. Possuía, segundo o censo do IBGE de 2010, 196.337 habitantes.

Foi fundada em 1737 pelo Brigadeiro José da Silva Pais, e elevada - com substancial ajuda de Francisco Xavier Ferreira - à condição de cidade em 27 de junho de 1835, ano em que o coronel da guarda nacional Bento Gonçalves inicia a Revolução Farroupilha. Está situada no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa Mirim, a Lagoa dos Patos (a maior laguna do Brasil) e o Oceano Atlântico.

A cidade construiu sua riqueza ao longo de sua história devido à forte movimentação industrial. Ainda hoje é uma das cidades mais ricas do Rio Grande do Sul, e a mais rica da região sul do estado, principalmente devido ao seu porto (o segundo em movimentação de cargas do Brasil), e à sua refinaria (a cidade é a sede da Refinaria de Petróleo Riograndense, antiga Refinaria Ipiranga).

Rio Grande forma, juntamente com Arroio do Padre, Capão do Leão, Pelotas e São José do Norte, uma das três aglomerações urbanas do Rio Grande do Sul, sendo classificada como centro sub-regional 1.

História

A área de Rio Grande já era demonstrada em mapas holandeses décadas antes da colonização portuguesa na região. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna chegaram à região de São José do Norte para buscar o gado cimarrón vindo das missões, possibilitando a posterior fundação do Forte Jesus, Maria, José e de Rio Grande, em 1737.

Nesse ano, uma expedição militar portuguesa a mando de José da Silva Paes foi enviada com o propósito de garantir a possessão das terras situadas ao sul do atual Brasil. Em 17 de fevereiro, Silva Pais fundou o presídio de Rio Grande, uma colônia militar na desembocadura do Rio São Pedro, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico. Este presídio é o Forte Jesus, Maria, José, que constituiu o núcleo da colônia de Rio Grande de São Pedro, fundada oficialmente em maio do mesmo ano. O termo Rio Grande é uma alusão à desembocadura da Lagoa dos Patos no Atlântico, e a origem do nome do próprio estado.

A escolha do lugar, com o estabelecimento de estâncias de gado, permitiu apoiar as comunicações por terra entre Laguna e Colônia do Sacramento. Assim, foi fundada a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul de colonização portuguesa - uma vez que no espaço que hoje compreende o estado do Rio Grande do Sul já existiam os Sete Povos das Missões, de domínio espanhol, sendo que algumas cidades oriundas dessa formação jesuíta existem até hoje.

Em 1760, Rio Grande, que até então estava sujeita à Capitania de Santa Catarina, passou a ser a capital da nova Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, dependente do Rio de Janeiro.

Em 12 de maio de 1763, o espanhol Pedro de Ceballos, governador de Buenos Aires, invadiu a então vila de Rio Grande, conquistando o forte e removendo os portugueses até São José do Norte, na margem oposta a Rio Grande - a qual também seria ocupada por Ceballos, passando a capital da capitania à população de Viamão em 1766. Os povoadores portugueses que não fugiram até Porto dos Casais foram transladados por Ceballos a Maldonado, dando origem ao povoado de São Carlos. Na noite de 6 de julho de 1767, as tropas portuguesas, por ordem do governador da Capitania do Rio Grande do Sul, coronel José Custódio de Sá e Faria, depois de violentos combates, expulsaram os espanhóis de São José do Norte.

A permanência dos espanhóis na vila durou até 1º de abril de 1776, data em que o comandante general português de São José do Norte, o alemão Johann Heinrich Bohm, atacou os fortes de Santa Bárbara e Trindade e recuperou a vila com ajuda do sargento maior Rafael Pinto Bandeira.

Pedro de Ceballos foi o primeiro vice-rei do Vice-reino do Rio da Prata e, ao ser nomeado, recebeu a ordem de deter a expansão portuguesa. Em princípios de 1777, Ceballos e seus homens recuperaram a Ilha de Santa Catarina, sem disparar um só tiro, já que a esquadra portuguesa abandonou a ilha. Em 21 de abril, chegou a Montevidéu, onde atacou o Forte de Santa Teresa, no atual departamento uruguaio de Rocha, e dirigia-se mais uma vez contra a cidade de Rio Grande quando recebeu notícias de um tratado de paz assinado entre Espanha e Portugal, que o obrigava a retirar-se da cidade.

Relevo

Doca na Ilha dos Marinheiros - A maior ilha da Lagoa dos Patos

Rio Grande é uma cidade litorânea, que possui a praia mais extensa do mundo (Praia do Cassino), com uma extensão de aproximadamente 240 km de costa para o Oceano Atlântico. Toda a sua área municipal se situa em baixa altitude com, no máximo, 11 metros acima do nível do mar.

Vegetação

A maior parte do município é composta por campos, com vegetação rasteira e herbácea. Também há pequenos bosques com árvores plantadas (eucaliptos e pinhos). Dunas de areia são encontradas em toda a costa litorânea.

Clima

O clima de Rio Grande é subtropical ou temperado, com forte influência oceânica e com invernos relativamente frios, verões tépidos e precipitações regularmente distribuídas durante o ano. A temperatura média anual da cidade é de 17,6 °C e a precipitação média anual é de 1.162 mm. O mês mais quente é janeiro, com temperatura média de 22 °C, e o mês mais frio é julho, com temperatura média de 13 °C. Devido à intensa incidência de ventos na cidade, a sensação térmica no inverno em Rio Grande frequentemente chega abaixo de 0 °C, durante os meses mais frios.

Etnias

A principal emigração ocorrida no município foi por portugueses provenientes da Póvoa de Varzim, Aveiro, zona da Bairrada e do arquipélago dos Açores, que influíram profundamente na cultura e na arquitetura da cidade. Outras etnias que também se estabeleceram na cidade foram os africanos, italianos, alemães, poloneses, árabes libaneses, árabes palestinos, ingleses, espanhóis e japoneses. Em Rio Grande existe a FEARG\FECIS uma feira em que é possível assistir e acompanhar diversas culturas de todo o mundo,a feira é realizada anualmente e reúne milhares de visitantes.

Economia

Uma escuna na Lagoa dos Patos, durante a feira municipal denominada Festa do Mar.

Rio Grande tem se destacado em âmbito estadual e nacional ao longo dos últimos anos. Com a ampliação do canal no porto da cidade, novos investimentos deram novo fôlego à economia do município. Um pólo naval está se desenvolvendo em Rio Grande, sendo a plataforma petrolífera P-53, da Petrobras, a primeira grande operação na cidade. Além disso, Rio Grande tem uma economia extremamente competitiva e diversificada, sendo bem abastecida de bens e serviços em qualquer área.

Durante cerimônia de batismo da plataforma P-53, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmaram a assinatura do principal contrato para a plataforma P-55, com o consórcio das empresas Queiroz Galvão, Iesa e UTC Engenharia, que inclui a integração do casco com os módulos, que será realizado no Estaleiro Rio Grande, junto ao dique seco, no Superporto. Dos seis módulos, quatro serão montados no dique seco do Rio Grande, sendo um de remoção de sulfato e outro de compressão, que ficará sobre responsabilidade da Iesa. Já o Consórcio Top 55, formado por acionistas da Quip (Queiroz Galvão, IESA e UTC Engenharia), além da integração do casco com os módulos da plataforma, construirá o convés e os módulos de alojamento e de painéis elétricos.

Calçadão, principal rua comercial da cidade.

Em seu discurso, após a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, ter batizado a P-53, Gabrielli salientou que além da construção e integração dos módulos da P-55 no porto gaúcho, ainda serão construídos oito cascos em séries em Rio Grande.

A economia de Rio Grande se concentra na maior parte na atividade portuária, sendo um dos grandes responsáveis pela exportação de grãos e importação de containeres e fertilizantes do país.

Há diversas empresas que exportam e importam produtos a partir dos Terminais do Porto de Rio Grande e seu Cais Comercial: ADM, Amaggi, Bianchini S/A, Bunge, Cargill, CHS, Cooperoque, Cotribá, Cotrimaio, Cotrirosa, Cotrisal, Cotricasul, Coxilha, Giovelli, Granol, Heringer, Mosaic, Marasca, Nidera, Phenix, Piratini, Tecon, Yara Brasil e Timac Agro.

Mas esse serviço só é possível graças as agências e operadores, que contribuem para o fortalecimento e produtividade do Porto do Rio Grande, tais como Eichenberg & Transeich, Fertimport, Oceanus, Orion, Quip, Rio Grande, Sagres, Sampayo, Serra Morena, Supermar, Tecon, Tranships, Vanzin, Wilson Sons e Yara.

Política

Lista de prefeitos desde a redemocratização brasileira:

* 1989 Paulo Fernando dos Santos Vidal (PT) - eleito com aproximadamente 24.000 votos
* 1992 Alberto José Barutót Meirelles Leite (PSDB) - eleito com 39.766 votos
* 1996 Wilson Mattos Branco (PMDB) - eleito com 33.405 votos
* 2000 Fábio de Oliveira Branco (PMDB) - eleito com 51.677 votos
* 2004 Janir Souza Branco (PMDB) - eleito com 83.047 votos
* 2008 Fábio de Oliveira Branco (PMDB) - eleito com 60.471 votos

Educação

A cidade de Rio Grande conta com um sistema de educação completo:

* Ensino Médio: destacam-se o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - antigo Colégio Técnico Industrial - CTI) e a Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, entre outras escolas estaduais e particulares;
* Ensino Fundamental: dezenas de escolas públicas e particulares.


FURG

IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, em seu campus localizado na cidade de Rio Grande, possui cursos técnicos de nível médio e tecnológicos de nível superior.

FURG

A FURG, Universidade Federal do Rio Grande, é conhecida por ser uma das mais completas do sul brasileiro. Foi fundada a 8 de julho de 1953 com o nome de Fundação Cidade do Rio Grande e na época só contava com o Curso de Engenharia. Ao passar do tempo, foram criadas outras faculdades: Ciências Políticas, Ciências Econômicas, Direito etc. Começou a sua história com aulas na Biblioteca Rio-Grandense e, posteriormente, foi erigido o campus Cidade, atualmente pertencente ao IFRS. Hoje a universidade tem cursos no campus Cidade, campus Carreiros e campus Saúde e conta com complexos de museus (ex.: Museu Oceanográfico de Rio Grande), Estação de Apoio Antártico, Hospital Universitário e Sistemas de Bibliotecas, além de três campi em outras cidades gaúchas: Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul.

Faculdade Anhanguera do Rio Grande

A Faculdade Anhanguera do Rio Grande é uma instituição de ensino pertencente à Rede Anhanguera. Localizada na Avenida Rheingantz, número 91, vem aumentando cada bez mais sua infra-estrutura na cidade. Hoje em dia, a instituição conta com vários cursos em atividade, tais como Administração, Psicologia, Enfermagem, Direito e destaque para o curso de Fisioterapia, principal da unidade. A faculdade recentemente passou por uma grande obra onde construiu mais dois blocos de salas de aulas, um espaço para amplas cantinas e uma ampla clínica de fisioterapia que contará com vários laboratórios e uma piscina para aulas hídricas, fortalecendo a fisioterapia na cidade e dando acesso gratuito à comunidade riograndina. Ainda nos planos da faculdade, esta a finalização da obra da clinica de psicologia que juntamente com a clinica de fisioterapia se tornaram um centro de assistência e auxílio da comunidade riograndina para patoliogias do corpo e da mente.

Infraestrutura

Rodovias

A cidade é servida pela BR-392, que está em processo de conclusão de duplicação até Pelotas, que se interliga com a BR-471, BR-116, cujo projeto de duplicação já foi aprovado até à cidade de Guaíba, sendo que dessa cidade até Porto Alegre já está duplicado. Pela BR-116, chega-se à capital do estado, Porto Alegre, e ao norte do país.

Ferrovias

A cidade possui acesso ferroviário através das linhas Bagé e Cacequi/Rio Grande, da Ferrovia Sul-Atlântico, atualmente operada pela América Latina Logística (ALL).

Hidrovias

Através da Lagoa dos Patos, a cidade liga-se ao Lago Guaíba (que banha Porto Alegre), bem como aos rios que desembocam neste, como o rio Jacuí e o rio dos Sinos.

Igreja Episcopal do Redentor

Igreja anglicana situada no centro da cidade

Aeroporto

Rio Grande conta com um aeroporto (IATA: RIG, ICAO: SJRG) localizado cerca de 12 km do centro da cidade, sob as coordenadas 32°04'54.00"S de latitude e 52°09'48.00"W de longitude. Ele possui 1.500 metros de pista pavimentada e sinalizada e mais 400 metros de áreas de escape. Opera diariamente três voos para Porto Alegre e um para Pelotas, sendo que há previsão de voos para São Paulo e Rio de Janeiro no segundo semestre de 2010 através da NHT Linhas Aéreas. É um dos maiores aeroportos do interior do Rio Grande do Sul, servindo cerca de cinco mil passageiros por ano.

Trânsito

Com sua população em torno de 200 mil habitantes, Rio Grande enfrenta sérios problemas de trânsito. Diversos fatores explicam esses problemas, como a crescente população - devido ao pólo naval presente na região - e também o significativo aumento da frota, acompanhando o aumento do poder de compra da população. Em apenas três anos, a frota de veículos na cidade aumentou em 50%, saltando de 40 mil para 60 mil. Rio Grande apresenta um carro para cada três habitantes. Para amenizar os problemas no tráfego, a Secretaria dos Transportes promove desde o início de 2008 várias mudanças de fluxo, sendo as principais a mudança no sentido das vias Senador Corrêa, Avenida Buarque de Macedo, Rua 2 de Novembro, Avenida Presidente Vargas e Avenida Rheingantz. As duas primeiras passam a ser vias de saída da cidade, funcionando em mão-única no sentido centro-bairro, enquanto a avenida Rheingantz faz o sentido inverso. Dize-se que tais mudanças não passaram de meros paliativos, pois não resolvem o problema a médio prazo, tendo em vista que são necessárias obras viárias de alargamentos, duplicações de ruas etc.

Cinemas

Rio Grande já contou com diversas salas de cinemas, fechados sistematicamente ao longo das últimas décadas, sendo que atualmente só existem dois cinemas: Cine Dunas Cassino (Av. Rio Grande) e Cine Dunas Cidade (Rua Andradas).

Ao longo do século XX, vários cinemas foram abertos e fechados: Lido (na Av. Buarque de Macedo), Avenida (na Av. Major Carlos Pinto, funcionou entre 1929 e 1983), Glória (na Rua Benjamin Constant, 423, esquina com Nascimento), Carlos Gomes (na Av. Bacelar), Figueiras (na Rua Aquidaban, 714, no interior do Shopping Figueiras, de 1998 a 2006 e Plaza (na Av. Silva Paes, durante a década de 1990)

Esportes

A cidade tem uma forte movimentação esportiva. Possui vários campeões de diversas modalidades de natação, artes marciais e maratonistas, mas o forte da cidade é o futebol. A cidade conta com três clubes profissionais: o Football Club Rio-Grandense, o Sport Club São Paulo e o Sport Club Rio Grande (o clube de futebol mais antigo do Brasil). Todos os clubes já foram campeões gaúchos. Os títulos de Campeão Gaúcho foram os seguintes:

* Campeonato_Gaúcho_de_Futebol_de_1933: São Paulo
* Campeonato_Gaúcho_de_Futebol_de_1936: Rio Grande
* Campeonato_Gaúcho_de_Futebol_de_1939: Rio-Grandense

De 2005 a 2009, a Associação Noiva do Mar de Futsal representou a cidade nos campeonatos estaduais, sempre tendo destaque entre as equipes participantes. Em 2008, sagrou-se vice-campeão estadual da Série Prata em partidas com público acima de trê mil pessoas.

Comunicações

Capa de um folhetim publicado em 1856 pela Tipografia de B. Berlink

Tipografias

A cidade possuiu diversas tipografias ao longo do século XIX, editando jornais e livros diversos na cidade:

I - Tipografia de Francisco Xavier Ferreira, que publica o jornal O Noticiador, fundado em 3 de janeiro de 1832, e O Propagador da Indústria Rio-grandense, entre outros, além de obras como Hino que se cantou na noite do dia 24 do corrente pela feliz noticia da Gloriosa Elevação do Sr. dom Pedro II ao Trono do Brasil (1831), considerado o primeiro texto impresso na cidade rio-grandina, e Relação dos festejos, que fizeram os portugueses residentes na vila do Rio Grande do Sul, em demonstração de seu júbilo pelo restabelecimento da paz, e da liberdade, na sua pátria, em 1834;

II - Tipografia do Observador;

III - Tipografia de Sabino Antônio de Souza Niterói, denominada inicialmente de Mercantil, enquanto eram impressos os jornais Liberal Rio-Grandense e Mercantil do Rio Grande (entre os anos de 1835 e 1840), e posteriormente de Niterói, quando foi editado o jornal Conciliador (1840-41) e o A Voz da Verdade (1845-1846);

IV - Tipografia Pomatelli; em 5 julho de 1847, foi vendida para Perry de Carvalho; em 1º de maio de 1849, foi revendida a Antonio Bonone Martins Viana e, em setembro de 1850, a Bernardino Berlink;

V - Tipografia de Cândido Augusto de Mello, com diversos jornais e obras;

VI - Tipografia do jornal Diário de Rio Grande, com diversos jornais e obras;

Jornais

A cidade possuiu centenas de jornais durante os séculos XIX e XX, destacando-se tanto pelo número, como pela importância e também pela longevidade de alguns desses periódicos, dentre os quais destacam-se A Luta e Eco do Sul. Atualmente, existem dois jornais de circulação diária, o Agora e o Diário Popular, além do semanário Jornal Cassino.

Pontos turísticos

Passarela sobre as dunas na Praia do Cassino



A cidade como um todo é considerada um patrimônio histórico. Como principais pontos a serem visitados, podem ser destacados:

* Praia do Cassino - A maior praia em extensão do mundo (segundo o Guiness Book)

* Molhes da Barra do Rio Grande - Situados na Praia do Cassino, é a terceira maior obra de engenharia naval do planeta (menor apenas que os canais de Suez e do Panamá)

* Biblioteca Rio-Grandense - Fundada em 15 de agosto de 1846, como Gabinete de Leitura, é uma grande atração cultural para a cidade, com quase 500 mil obras, tornando-se uma das maiores no Brasil.

* Catedral de São Pedro - O templo religioso mais antigo do Rio Grande do Sul

* Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Construção em estilo neo-gótico, localizada no centro de Rio Grande.

* Museu Oceanográfico Prof. Eliezer de Carvalho Rios, da FURG - Maior museu oceanográfico da América Latina

* Museu Antártico - É uma reprodução das primeiras instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, anexo ao Museu Oceanográfico.

* Canalete - Localizado na Rua M. Carlos Pinto, é o centro de reunião de várias pessoas.

* Eco-Museu da Ilha da Pólvora

* Praça Tamandaré - Maior praça do interior do estado do Rio Grande do Sul, onde se encontra o monumento com os restos mortais do General Bento Gonçalves, herói da Revolução Farroupilha

* Centro - O centro comercial da cidade conta com vários prédios antigos e, com a decorrência do grande aumento na cidade, o número de prédios vem crescendo cada vez mais.

* Praças - Por conta de ser uma cidade antiga, Rio Grande conta com um grande número de praças como a Xavier Ferreira e a Tamandaré

* Estação Ecológica do Taim - Considerada um dos lugares mais bonitos do estado, apresenta grande diversidade de animais e paisagens.

* Prédio da Alfândega - Um dos prédios mais bonitos do Rio Grande do Sul.

* Sobrado dos Azulejos- Localizado na rua Riachuelo ( esta mesma , que cmporta outros prédios históricos e importantes)

* Mercado Municipal- Um dos mais antigos do Estado

* Escola lemos Jr- Escola centenária.

* Praça Sete de setembro- Local de fundação do forte Jesus Maria José, um dos marcos iniciais do municipio.

* Praça Marcilio Dias- Nessa encontra-se a estátua do imperial marinheiro Rio Grandino Marcilio Dias.

Festas culturais

* Festa do Mar: A Festa do Mar foi realizada pela primeira vez há 50 anos. O objetivo deste evento, desde seu início, é salientar as potencialidades turísticas e econômicas da região, ao mesmo tempo em que resgata em cada cidadão, o orgulho e o amor por sua terra. Organizada pela FEMAR Agência de Desenvolvimento, a Festa do Mar é um evento de característica popular, portanto, preocupado em servir a comunidade através de uma programação cultural e esportiva diversificada que satisfaça e motive a todos. Pode-se destacar, também, a área gastronômica da festa que atrai milhares de visitantes curiosos em conhecer e degustar o prato típico da região: a famosa anchova assada no espeto, além do diversificado cardápio de frutos do mar oferecido. Além disso, são atrações importantes nessa festa os estandes comerciais, que promovem produtos e serviços e alavancam a economia da região.

* Fearg e Fecis: Essa “dupla” feira que acontece na cidade de Rio Grande aborda a cada ano diferentes etnias, como a africana. Ela reúne empresas ligadas ao artesanato e também do comércio em geral da cidade.

* Fejunca: Festa junina realizada todos os anos no balneário do Cassino em Rio Grande. Conta com várias bandas de artesanatos, vendas, gastronomia e shows culturais.

* Festa do Peixe e do Camarão: A indústria pesqueira local perdeu força diante do cenário nacional nos últimos anos. Entretanto, o setor continua sendo um dos mais tradicionais da cidade, conhecida nacionalmente por sua vocação, através da pesca artesanal e de embarcações especializadas na captura de camarões e demais pescados. Por isso, a meta da festa é proporcionar um cardápio à base de frutos do mar, mostrando a potencialidade do município que tem São Pedro como padroeiro. Esta é uma grande feira gastronômica para degustação de peixes e camarões preparados de várias formas. A feira é realiza anualmente na Praia do Cassino.

* Festa de Iemanjá: Grande festa em tributo à rainha do mar é realizada anualmente na Praia do Cassino. A festa conta com a participação de milhares de pessoas à beira-mar.

Cidade-irmã

Brasão da cidade portuguesa de Águeda

Rio Grande possui uma cidade-irmã, Águeda. É possível ver-se uma homenagem a esta cidade num painel de lajes azuis - símbolo de Portugal - próximo ao Largo Dr. Pio.

* Águeda, Portugal

Personalidades Rio-Grandinas

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, em 1873

* Antônio de Castro Assunção: poeta e jurista
* Antônio de Sousa Neto, o General Neto: líder e herói farroupilha
* Artur de Oliveira, patrono número 3 da Academia Brasileira de Letras
* Bebeco Garcia: cantor e compositor, fundador da banda Garotos da Rua
* Clarinda da Costa Siqueira: poetisa, autora do livro póstumo Poesias
* Érico Gobbi: escultor da estátua da Iemanjá, perto da praia do Cassino
* Francisco Xavier Ferreira: dono da primeira tipografia e do primeiro jornal rio-grandino, em 1832
* Golbery do Couto e Silva: militar, ministro da Casa Civil da Presidência da República nos governos Geisel e Figueiredo
* Heitor TP: guitarrista, compositor de trilhas sonoras, radicado em Los Angeles, EUA; ex-integrante da banda Simply Red
* Írio Rodrigues, o Poeta Pobre: poeta marginal e autor dois livros
* Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré: herói nacional, patrono da Marinha do Brasil
* Julieta de Melo Monteiro: fundou periódicos como A Violeta e Corimbo
* Marcílio Dias: marinheiro imperial, herói da Batalha de Riachuelo
* Matteo Tonietti: escultor, como o Monumento à Mãe e Os Meninos
* Rejane Heiden: Miss Rio Grande do Sul de 1983
* Revocata Heloísa de Melo (1853-1944): irmã de Julieta, também fundou diversos jornais em Rio Grande no século XIX
* Rita Lobato Velho Lopes: primeira mulher a se tornar médica na América Latina
* Ary Piassarollo: violonista e guitarrista de jazz, com renome internacional


Personalidades do esporte

* Chinesinho (Sidney Colônia Cunha): ex-futebolista do Sport Club Internacional-RS, Sociedade Esportiva Palmeiras-SP e da Juventus Football Club (Itália), além da Seleção Brasileira, entre as décadas de 1950 e 1970
* Maurine Dorneles Gonçalves: futebolista, lateral da Seleção Brasileira de Futebol Feminino; medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim 2008
* Neca: ex-jogador de futebol de diversos times brasileiros, como Grêmio (um dos vinte maiores artilheiros da história do time, com 60 gols), Cruzeiro, Corinthians (vice-campeão brasileiro) e São Paulo (Campeão Brasileiro em 1977).
* Renato Marsiglia: ex-árbitro de futebol da FIFA e atual comentarista esportivo da Rede Globo


Referências

1. ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
3. ↑ Censo Populacional 2011. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (31 de agosto de 2011). Página visitada em 09 de setembro de 2011.
4. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
6. ↑ MOTTA, Diana Meirelles da; Cesar Ajara (Junho de 2001). Configuração da Rede Urbana do Brasil (em português). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Página visitada em 24 de julho de 2009.
7. ↑ Río Grande - Página do Gaúcho
8. ↑ Regime anual e estacional de chuvas no Rio Grande do Sul, UFRGS
9. ↑ , e Sete de Setembro (rua Gen. Bacelar) Reportagem Zero Hora de 2007
10. ↑ Cinema no Interior do Rio Grande do Sul

Ligações externas

* Prefeitura de Rio Grande
* Biblioteca Rio-Grandense
* Câmara Municipal do Rio Grande
* Festa do Mar
* Universidade Federal do Rio Grande
* As primeiras tipografias na cidade gaúcha de Rio Grande
* The Tramways of (Os Bondes do) Rio Grande
* Ana Cristina Pinto Matias - FRANCISCO XAVIER FERREIRA E O INÍCIO DA IMPRENSA NO EXTREMO SUL

Matéria em construção...

0 comentários:

Postar um comentário